segunda-feira, 23 de abril de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: ENCONTRO VOCACIONAL



 Tendo presente a Mensagem do Papa Francisco para o 55º dia mundial de oração pelas vocações, celebrado no domingo, dia 22 de abril, IV Domingo de Páscoa, Domingo do “Bom Pastor”, cujo tema é «Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor», sob a coordenação Comissão Diocesana de vocações, Buba acolheu, de sexta-feira a domingo, dias 20 a 22, um encontro vocacional que contou com a participação de 67 adolescentes e jovens da maioria das Paróquias e Missões da Diocese. Além de algum consagrado, havia um bom grupo de consagradas que acompanharam seus vocacionados.

A apresentação do Mensagem do Papa para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, pelo Giuseppe Pizzoli, Coordenador Diocesano de Pastoral foi muito apreciada pelos participantes.  A apresentação dos carismas do sacerdote diocesano, das Congregações e Novas Comunidades, presentes na Diocese, permitiu a estes mesmos participantes, compreenderem a beleza do caminho da nossa Igreja.  Um vocacionado realçou ter entendido que os carismas são diferentes, mas que todos “colocam a oração em primeiro lugar, a união com Deus em primeiro lugar”.






Na manha de domingo, depois da Santa Missa, presidida por Dom Pedro Zilli e concelebrada pelo Coordenador da Comissão Vocacional, Pe. Inácio Dju e pelo Vigário Paroquial de Buba, Pe. Clemente K, Gomis, foi feito o “encontro de avaliação” no Salão do CEFA – Centro Educacional Formação Agrícola – Santo Isidoro Lavrador. 

Dom Pedro agradeceu a todos os carismas presentes na diocese. Disse que são uma força fundamental, “fruto de muito esforço do Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, para que viessem à Guiné-Bissau e da continuidade que ele mesmo, Dom Pedro imprimiu com sua chegada à Diocese em 2001”. Recordou a todos, a existência do livrinho “A Igreja que somos” reeditado com a data de 02 de fevereiro de 2015 e que, com certeza, dá uma excelente visão dos carismas na Guiné-Bissau. Salientou que “não é bom contentar-se com somente aquilo que se ouviu sobre o caminho dos diocesanos, congregações e novas comunidades apresentados no decorrer de um encontro. São demasiadas informações”. 



Dom Pedro agradeceu o Pe. Inácio, Pe. Pizzoli, irmãs, padres e comunidade de Buba, os missionários que vieram para o encontro e todos os vocacionados, pedindo-lhes que façam “um bom discernimento vocacional”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário