segunda-feira, 12 de junho de 2017

CATIÓ: SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO



No Domingo, dia 11 de junho, Solenidade da Santíssima Trindade, a comunidade paroquial Nossa Senhora de Fátima, de Catió, viveu a alegria dos Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e  Eucaristia.

Durante a celebração da Santa Missa, concelebrada pelo Pároco, Pe. Fabio Motta e o Vigário Paroquial, Pe. Maurizio Fioravanti, Dom Pedro Zilli batizou 13 jovens e 03 adultos. Os 03 adultos foram crismados, juntamente com outros 05 membros da comunidade. Os neófitos receberam a Primeira Eucaristia.
No início da celebração, Dom Pedro convidou os presentes a rezarem pelas Missionárias da Consolata que, no dia 25 de junho, em Empada, celebrarão 25 anos de presença na Guiné-Bissau. Que rezassem pelo PIME que, neste ano 2017, completa 70 anos de Guiné-Bissau. Falou da sua alegria em participar, no próximo dia 17 de junho, em Occhiobello – Itália, da homenagem a Pe. Mário Faccioli, um dos primeiros missionários do PIME em Catió.

Os que receberam os Sacramentos, além da preparação remota feita na catequese que durou tempo, tiveram, no sábado,  uma manhã de retiro sob a orientação do Pe. Fabio Motta. O retiro foi fundado em 02 trechos da Palavra de Deus: “deixai-vos guiar pelo Espirito Santo” (Gl.5,16-17) e Jo. 3,16-18, o Evangelho para a Solenidade da Santíssima Trindade Ano A.
No final da celebração, Dom Pedro agradeceu o Pe. Fabio Motta pelos 07 anos de missão em Catió. Disse estar “triste porque a paróquia e a diocese deixarão de contar com sua preciosa atuação direta, mas que está alegre, pois o PIME ganhou um bom Superior Regional que animará todos os padres e que, com certeza, não esquecerá Catió”. A reação da comunidade foi de tristeza: querem muito bem a ele.


No sábado à tarde, Dom Pedro acompanhou o seminarista Luca Vinati à tabanca de Gantone para a catequese de encerramento do Ano Pastoral 2016-2017. Os catequizandos do primeiro ano do catecumenado e do pré-catecumenado fizeram a avaliação de como correu o ano. Entre outros aspectos, disseram não poder contar sempre “com o apoio dos grandes” e que há “dificuldades na compreensão da Palavra de Deus”, etc. Dom Pedro animou-os a irem à frente no caminho cristão. Refletiu com eles a palavra de São Paulo na Segunda Carta aos Coríntios 5,17: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura…”. Falou-lhes do Ano Bíblico na Diocese de Bafatá – 2017-2018. Luca disponibilizou-se a ir à tabanca no mês de agosto para momentos de leitura da Palavra de Deus “com 20 participantes ou mesmo somente 02”.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário