quinta-feira, 25 de agosto de 2016

ESTUDANTE DE MEDICINA PORTUGUESA ESTAGIA EM BAFATÁ

Com os médicos do Hospital Regional de Bafatá
De 6 de julho a 10 de Agosto esteve em Bafatá Andreia Amaral, estudante do 6º ano do curso de Mestrado Integrado em Medicina (MIM), da Universidade do Algarve em Portugal.
Integrando um estágio de opção, com vista ao desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e humanitárias, esta jovem foi acolhida na Curia Diocesana, tendo permanecido os dias no Hospital Regional de Bafatá.
Teve a oportunidade de observar e participar ativamente nas várias valências do Hospital: desde os serviços de internamento de Medicina, Maternidade, Bloco Operatório, Consultas externas de Infeciologia, Pediatria, entre outros.

Com a Comunidade Nova Aliança de Gabú, Dominguinho e Adriana.
Foi num muito bom ambiente de aprendizagem e partilha de experiências que Andreia refere esta ter sido uma experiência única de crescimento pessoal e profissional.
Fala da incrível dedicação da equipa médica, referindo que perante a falta de recursos humanos, estes são incansáveis, tendo ficado impressionada com a dedicação dos mesmos na total ajuda ao próximo.

Andrea comemorando o aniversário
Menciona que este caminho teve algumas pedras, nomeadamente algumas diferenças culturais em relação ao direito da saúde e à valorização da vida humana, mas acredita que estas pedras são contornáveis e que um dia, ao seu ritmo, estas vão desaparecendo, com o crescimento da humanidade cada vez mais próxima na interculturalidade.
Reforça esta ideia falando dos excelentes profissionais de saúde com quem teve o prazer de aprender ao longo destes dias, com especial agradecimento ao Dr. Lamine, Dr. Zito, Dr. Elmer, Dr. Hélio, Dr. Demir, Dr. Amadu, Equipa de Cirurgia e Bloco “Cubanos”, alunos de medicina com quem partilhou ideias, enfermeiras, parteiras, serventes e equipa dos Médicos sem Fronteira.
Ainda há muita falta de recursos, económicos e humanos, mas acima de tudo, Andreia incentiva a Organização e Estruturação, que considera serem fundamentais. A casa pode ser pobre, mas se tudo estiver limpo e arrumado, torna-se a casa mais bela.

Fatu, Dafé, Andreia, Dom Pedro, Amelia, Adriana e Edu
Relembra ainda que foi também aqui que passou o seu 31º aniversário no dia 20 de julho, em ambiente de festa, acompanhada de novos amigos, a quem na despedida refere serem uma nova família.
É com muita vontade de regressar que partiu para a sua terra natal onde irá terminar o seu curso.
Agradece a todos a hospitalidade, em especial a Dom Pedro Zilli e Adriana, exclamando esta ter sido também uma grande ocasião de desenvolvimento espiritual na sua relação com Deus, uma vez que também teve a oportunidade conhecer várias pessoas de diferentes comunidades.





2 comentários:

  1. A Dra. Andreia, saberá Sempre e em qualquer circunstância, Estar na Medicina. Em África, na Europa, no Mundo,...
    Porque... estará com Amor.

    A. Maria Cordeiro, Assist. Graduada de Imagiologia, O.M. 30301
    Tutora de Estágio da Dra. Andreia, nesta Área de Especialidade

    ResponderExcluir
  2. Este Estágio fruto de uma força interior incontornável, só pode ter enriquecido ainda mais um espírito inquieto , criativo, impetuoso, e sempre em busca de mais...
    Que as "árvores", agora plantadas , venham a dar frutos no futuro, e deles beneficiem tantos necessitados !!
    A Madrinha

    ResponderExcluir