terça-feira, 7 de abril de 2020

DIOCESE DE BAFATÁ: SEMINARISTAS E LEIGAS PARTICIPAM DA SEGUNDA MISSÃO ANUNCIAÇÃO EM TITE, DIOCESE DE BAFATÁ

Missão Anunciação com Divino Oleiro em Tite

De 28 dezembro de 2019 a 04 de fevereiro deste ano, realizou-se a segunda edição da Missão Anunciação, promovida pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), na missão São Pedro, em Tite, Diocese de Bafatá. Participaram dela as leigas: Fernanda da Silva da Arquidiocese de Florianópolis; Fernanda Bassegio e Lara Tatiane Porto da Cunha da Diocese de Criciúma. Os seminaristas: Lucas Alves da Cruz da Diocese de Estância; Guilherme Bada Duzioni da Diocese de Criciúma.
Escrevendo ao Dom Pedro Zilli, o seminarista Guilherme disse: “este projeto de férias missionárias tem por objetivo proporcionar aos seminaristas e leigos uma experiência ad gentes e colaborar no lugar onde estaríamos em missão”. No mesmo escrito, Guilherme salientou: “Durante os trinta dias que em Tite permanecemos, realizamos diversas atividades, a saber: Formação aos professores e alunos do Liceu; Limpeza da biblioteca do Liceu; Formação com os educadores do Jardim São Gabriel; Acompanhamos e ajudamos nas catequeses realizadas nas tabancas; Retiros nas tabancas durante o dia todo; Os seminaristas realizaram celebrações da Palavra; Visita às famílias na sede da missão; 

Formação sobre a Infância e Adolescência Missionária; Formação para o coral da missão; Encontro vocacional; Condução do grupo de jovens realizado nos domingos à noite; Algumas formações na área litúrgica; estivemos em Bafatá, visitando o Dom Pedro Zilli e a leiga missionária Adriana. Levamos treze bagagens de doações, contendo material escolar, material lúdico e roupas para as crianças, repelentes, remédios etc. Somos gratos à Diocese de Bafatá pela acolhida, à comunidade cristã e ao povo de Tite, ao Pe. Admir Cristiano Barreiro, Administrador da Missão, ao seminarista Wilson, e, especialmente, à Comunidade Católica Divino Oleiro. Fomos muito bem acolhidos por todos, estando com eles nas diversas atividades do dia-a-dia”.


Na visita que os missionários fizeram a Bafatá, no dia 24 de janeiro, na Companhia do Valter do Divino Oleiro, , Dom Pedro agradeceu-lhes pelo “lindo espírito missionário”. Agradeceu o Comise, os bispos de cada missionário, seus párocos, suas famílias. Agradeceu a Missão Católica de Tite por acolher, “pela segunda vez, com entusiamo, os missionários brasileiros”.


Recorde-se que, conforme publicado no Blog da Diocese de Bafatá, no dia 04 de fevereiro de 2019, “com o intuito de despertar e cultivar a dimensão missionaria presente na vida de todo cristão batizado, de 17 de dezembro 2018 a 23 de janeiro de 2019, o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Sul 4 da CNBB – Conferência dos Bispos do Brasil -, viveu o projeto férias missionárias intitulado ‘Missão Anunciação’, na Guiné-Bissau, especialmente, na Missão Católica São Pedro de Tite, Diocese de Bafatá”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário