segunda-feira, 6 de abril de 2020

DIOCESE DE BAFATÁ, QUEBO: SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL



Sob a coordenação do Conselho Permanente de Pastoral, nos dias 27 à tarde e 28 de Janeiro de manhã, segunda e terça-feira, na Missão Católica São Paulo VI de Quebo, teve lugar a reunião do Secretariado Diocesano de Pastoral, composto pelo Vigário Geral, Pe. Alberto Gomes, Coordenadores de Comissões Diocesanas e os Delegados do Bispo nos Setores Pastorais Leste e Sul.

Na reunião, Pe. Paulo de Pina Araújo, coordenador do Conselho Permanente de Pastoral, recordou o que estava escrito na convocatória, datada de 25 de janeiro, a qual confirmava o que havia sido comunicado oralmente, ou seja, que o referido Conselho, “reuniu-se no dia 08 de Janeiro, em Buba, para analisar alguns assuntos ligados à vida da Diocese; entre eles, a dinâmica da actuação das Comissões na Diocese: viu-se que as Comissões estão fracas em termos de realizações de suas actividades”. Eis as questões tratadas no Secretariado Diocesano de Pastoral: Com base no Plano Pastoral “No ianda djuntu tras di Jesus”, o quê que a Comissão que coordena já realizou e o quê prevê realizar neste Ano Pastoral, em termos diocesanos e sectoriais?; Há encontros realizados pelas Comissões que abrangem poucas pessoas. Estas últimas quando chegam nas suas comunidades, às vezes, não são capazes de transmitir o que aprenderam. Quais metodologias devemos usar para atingir o máximo número de pessoas nos encontros e ajudá-las na transmissão do que refletiram?; Nota-se que estamos numa situação de falta de dinâmica, o quê que nos levou a isso?; Como vamos recuperar o Espírito Missionário e o Zelo Apostólico?; Propostas para a celebração dos 20 anos  da Diocese. 


A reflexão, fundada na oração e na celebração da Missa, foi muito rica e deu uma valiosa contribuição para a caminhada da Diocese. Após ao almoço, Dom Pedro que participou na segunda parte da reunião de terça-feira e os sacerdotes, acompanhados pelos missionários de Quebo, visitaram o início da construção da nova escola. Todos voltaram para as suas missões, agradecidos pelo bom acolhimento dos paranaenses de Quebo, pedindo a São Paulo VI, Padroeiro da Missão, que continue a interceder junto ao Senhor em favor da Diocese e Bafatá para que ela cresça em número e na santidade de seus filhos.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário