sexta-feira, 25 de outubro de 2019

IGREJA DA GUINÉ-BISSAU VISITOU A ALEMANHA



Na Ajuda a Igreja que Sofre com Pe. Martin e comunidade
Nos dias 23 de setembro a 01 de outubro, Dom José Câmnate, Bispo da Diocese de Bissau, Pe. Domingos Binhague, ecónomo da Diocese de Bissau e Dom Pedro Zilli visitaram a Alemanha. A visita foi organizada pela Ajuda à Igreja que Sofre. Recorde-se que, nos dias 20 a 27 de novembro do ano passado 2018, a Igreja da Guiné-Bissau viveu a alegria da visita da Ajuda à Igreja que Sofre, através do Sr. Rafael D´Aqui – Chefe de Seção e Sra. Monika Sinzig – Assistente Administrativa. Na ocasião, Rafael e Monika nos convidaram para uma visita à Ajuda à Igreja que Sofre, na Alemanha. Disseram que organizariam encontros também com outras instituições da Igreja alemã. E assim foi. A visita, bem organizada, foi marcada por contatos com vários organismos eclesiais e amigos:

Na Misereor com Anabela Belo
Aachen
Misereor, Anabela Belo, Responsável de Projetos Angola, Moçambique e Guiné-Bissau; Peter Meiwald, Chefe do Departamento e Próximo Oriente;
Cameco, Munbulu Ekutsu, Departamento África Francófona;
Missio, Burchard Schlӧmer, Departamento das Relações Internacionais;


Na Catedral de Colônia

COLONIA
Arquidiocese de Colônia, Nadim K. Ammann

Na Missão Francisca com Justine e Romana


BONN
Missão Central dos Franciscanos, Romana Barros Said e Justine Taranow; Guineenses na Residência do Sr. José Rachido de Barros






Cáritas Alemã com Philipp Lang
FREIBURG
Caritas Alemã, Volker Gerdesmeier, Chefe do Departamento Africa; Philipp Lang, Responsável de Projeto.

Em Rottenburg com Lucy Contreras, marido e a filha
Rottenburg
Diocese de Rottenburg-Stuttgart, Lucy Contreras;

Em Hamburg com guineenses e Pe Sergio brasileiro

Hamburg, encontros e celebrações com Lusófonos, especialmente, guineenses;

KONISTSTEIN, Ajuda à Igreja que Sofre, Rafael D’aqui, Monika Sinzig e toda a comunidade, de quinta-feira à noite a sábado (26-28/09) e de domingo à noite a terça-feira de manhã (29/09-01/10)


Hamburg festa dos portugueses

Em todos os encontros, os bispos e Pe. Binhague falavam sobre a Igreja da Guiné-Bissau e seus vários serviços pastorais e sociais, apontando necessidades e pedidos de apoio. Falavam do momento do País, com seu esforço de melhores dias. Ouviam os Organismos apresentarem seus objetivos e suas escolhas. Durante as reuniões, os visitantes defendiam uma aposta na melhoria da qualidade do ensino na Guiné-Bissau e mais garantias para o bem-estar dos guineenses. Sublinhavam que, com mais investimento no setor da educação, será possível melhorar a vida da população do país.

Com Rafael e Monika
Dom Pedro fazendo uma avaliação da visita, realçou o seguinte: “nós ficamos muito contentes pelo modo como tudo transcorreu: excelente acolhimento por parte de todos, com tudo muito bem programado. As instituições que encontramos também ficaram contentes, por verem o nosso ânimo e a boa vontade em servir ao Senhor e aos irmãos, especialmente, os mais necessitados. Considerávamos tudo como uma boa preparação para a vivência do Mês Extraordinário Missionário que iniciamos na Ajuda à Igreja que Sofre, em Konisgstein, no dia 01 de outubro, dia de Santa Terezinha do Menino Jesus”. Disse estarem “agradecidos a todos, de modo especial à Ajuda à Igreja que Sofre”.
A visita deste ano foi a segunda dos bispos à Alemanha. A primeira foi em 2003. Acompanhados pelo Sr. Hannes Stegemann, enviado à Guiné-Bissau como consultor da Caritas nacional, Dom José Câmnate e Dom Pedro estiveram naquele país nos dias 16 a 29 de junho de 2003. Visitaram várias instituições eclesiais, como a Arquidiocese de Colonia, a de Bamberg, Paderborn; Missio em Aachen, Munique, Caritas Alemã em Freiburg, etc. Ficaram muito felizes apos terem celebrado a Santa Missa, na majestosa catedral de Colonia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário