quinta-feira, 24 de outubro de 2019

DIOCESE DE BAFATA: SEGUNDA SEMANA BÍBLICA DIOCESANA



 No âmbito do Projeto Pastoral para o triénio 2018-2021, “A Igreja anuncia o Evangelho como alegria” e do lema para o Ano Pastoral 2018-2019, “Bo bin, no bai”, sob a coordenação do Pe. Avito José de Araújo, a Comissão Bíblica Diocesana realizou, de 16 a 21 de Setembro, segunda a sexta-feira, em Nhabijão, a Segunda Semana Bíblica na Diocese de Bafatá.

No encontro, destinado aos animadores dos grupos bíblicos nas Paróquias e Missões da Diocese e a todos os interessados, foi recordado que um dos aspectos que marcou profundamente o Concilio Vaticano II, foi o de devolver a Bíblia ao povo de Deus. Pe. Avito realçou que “essa atitude foi assumida depois de longos anos de afastamento, suspeita e de proibição. Procurou-se dar continuidade àquilo que foi expresso na Constituição Dogmática Dei Verbum, 22: ‘a Palavra de Deus dever estar sempre acessível a todos’, um tesouro que na nossa realidade concreta foi enterrada por muitos anos”.


Durante a semana, foram abordados os seguintes temas:

Primeiro passo: A LEITURA CRISTÃ DA BÍBLIA (dia 16).
O primeiro passo teve como finalidade iniciar os participantes no estudo da Bíblia, a partir dos abundantes testemunhos dos primeiros cristãos que leram e meditaram assiduamente o A.T. Pode-se pensar nos discursos do Livro dos Actos 2,1-4; e não só, também quando se reuniam para escutar o ensinamento dos apóstolos e para partir o pão nas casas (Act 42-47), também costumavam ler as Escrituras Lc 3,1-20; Lc 4,16-30.

Ir. Inês e Pe. Avito


Segundo passo: CONCEITOS GERAIS DA BÍBLIA

O segundo passo visou consolidar alguns conceitos chaves no estudo da Bíblia: País da Bíblia, Livros da Bíblia, Mensagem de alguns livros. A caminhada pode ser longa, mas como disse São Paulo aos Gálatas “Cristo a viver em nós” (Gal 2,20), esta certeza nos animará na nossa missão de crentes.
No dia 17, Pe. Avito falou da formação dos grupos bíblicos nas Paróquias e do processo da formação dos Evangelhos, com particular relevo ao Evangelho de Marcos.

No dia 18, contou-se com a presença da Irmã Inês Paulo Albino (A.S.C.) que apresentou o seguinte tema: Os Evangelhos Sinóticos uma visão conjunta.



Ir. Florinda
No dia 19, foi a vez da coordenadora da catequese a nível do Sector Pastoral Leste, Irmã Florinda da Silva, que apresentou os documentos da Igreja que falam da catequese. Enalteceu a importância da Bíblia na missão do catequista.

Pe. Avito, Pe. André, Ir. Florinda e Ir. Estela

No mesmo dia, na parte da tarde, o grupo teve a presença honrosa do Vigário Geral da Diocese, Pe. Domingos da Fonseca. A ele foi pedido de introduzir os participantes na descoberta da importância da Bíblia, na inspiração e crescimento da nossa fé.
Saliente-se que no encontro estiveram presentes todas as Paróquias e Missões da diocese de Bafatá com a excepção de Buba, Bedanda e comunidade de Contuboel. No total eram 30 participantes entre padres, irmãs, adultos, jovens e adolescentes de ambos os sexos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário