sábado, 13 de outubro de 2018

DOM PEDRO VISITA BOLAMA E TITE, ACOMPANHANDO NOVOS MISSIONÁRIOS


 
No porto de Bolama: Nice, Cícera, D.Pedro, Cilene, Pe. Paulo e Cassiano
Na tarde de domingo, dia 30 de setembro, depois do almoço festivo da celebração da Festa da Exaltação da Santa Cruz, festa patronal da Paroquia Santa Cruz de Buba, adiada do dia 14 para esta data, Dom Pedro, que havia chegado do Brasil na sexta-feira, dia 28, juntamente com dois missionários, Cilene Valdelicia da Conceição e Cassiano Luiz da Silva, da Comunidade Católica “Boa Nova”, seguiu com os dois para Bolama.

Cilene, D. Pedro e Cassiano
À noite, a “Boa Nova”, nas pessoas da Irmã Nice e Cícera, repleta de alegria pela chegada de novas forças, ofereceu um jantar ao Bispo, aos novos chegados, ao Pe. Paulo de Pina Araújo e mais alguns amigos.
Na manha da segunda-feira, dia 01 de outubro, Dom Pedro presidiu à celebração da Santa Missa, na Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões. Disse que se sentia “feliz por iniciar o mês missionário em Bolama, tendo a graça de apresentar Cassiano e Cilene à comunidade”. Desejou-lhes “boa estadia plena de graça” em Bolama. Agradeceu o Sr. Hamilton Apolônio e toda a Comunidade “Boa Nova” pela “profecia de assumir e dar continuidade a um exigente empenho missionário em Bolama”. Agradeceu o Pe. Paulo de Pina Araújo pelo “serviço prestado na Ilha”, desejando-lhe “Boa Missão em Bafatá”, a partir deste ano pastoral 2018-2019. A comunidade paroquial sentiu muito a sua saída. Rezou por ele e pelo Pe. Abraão Ambessum, atualmente no Brasil – Goiânia – para tratamento de saúde. Ficou feliz pela chegada do Cassiano, da Cilene e do Pe. Inácio Djú que deixou Bambadinca para ser Vigário Paroquial em Bolama, a partir deste ano pastoral 2018-2019.
Na Catedral de Bafatá

Como em Buba, Dom Pedro exortou a todos “a bem iniciarem o mês missionário, servindo-se do “Livrinho” “Mis Misionariu otubru 2018”, preparado pela “Comissão Interdiocesana Pontifícias Obras Missionarias”. Exortou, igualmente, à “vivência corajosa e animada” do Projeto Pastoral para o triênio 2018-2021, da Diocese de Bafatá: “a Igreja anuncia o Evangelho com alegria”.  Sublinhou a importância de se estar unidos a toda a Igreja, através da oração e do “vivo interesse” para uma melhor vivência do Sínodo sobre os jovens, em Roma, de 03 a 27 de outubro, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que contará com a participação de 267 padres sinodais.  Recordou que Dom André Gueye, Bispo de Thiès, Senegal, representará a nossa Conferencia Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

No barco, caminho para Bolama
Apos o café e uma visita ao Jardim Infantil Santa Mônica, Dom Pedro viajou para Tite. Lá encontrou-se com os missionários, saudando especialmente a Dra. Luana, do Paraná, Brasil, na Guiné-Bissau, desde 23 agosto. À tarde, retornou para Bafatá.

Na casa da Comunidade Boa Nova em Bolama









Nenhum comentário:

Postar um comentário