sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Bissau: Seminário Maior inicia Ano Acadêmico 2018-2019




Na segunda-feira, dia 15 de outubro, Memória de Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutora da Igreja, o Seminário Maior Interdiocesano “Dom Settimio Arturo Ferrazzetta”, inciou o Ano Acadêmico 2018-2019, acolhendo neste ano  56 estudantes: 52 seminaristas e 04 consagradas.

Na homilia da missa concelebrada por Dom José Lampra Cá, Pe. Bernardo Gomes -Reitor do Seminário, padres da equipa formativa, padres professores, Dom Pedro sublinhou alguns aspetos da atualidade eclesial:  a importância de se estar unidos a toda a Igreja, através da oração e do “vivo interesse” para uma melhor vivência do Sínodo sobre os jovens, em Roma, de 03 a 28 de outubro, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”; a beleza do momento do SCEAM. Sob o lema “Igreja família de Deus em África, celebra o teu Jubileu! Proclama Jesus Cristo teu Salvador”, o Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SCEAM) está a celebrar o seu jubileu dos 50 anos a ser comemorado a 29 de julho de 2019; Dom Pedro que na Diocese de Bafatá “estamos convocados à vivência corajosa e animada” do Projeto Pastoral para o triênio 2018-2021: “a Igreja anuncia o Evangelho com alegria”; lembrou que  na Diocese de Bissau os cristãos estão concentrados na " nova evangelização ao serviço da fé e do discernimento vocacional". Sublinhou que “iniciamos mais um ano de Seminário, dentro do mês de outubro, mês missionário. Nas minhas visitas às comunidades da Diocese, tenho exortado a todos a bem viverem o mês missionário, servindo-se do ‘Livrinho’ ‘Mis Misionariu otubru 2018’, preparado pela ‘Comissão Interdiocesana Pontifícias Obras Missionarias’”. Realçou que “todas as comunidades cristãs são chamadas a crescerem no espirito missionário. O Seminário é o primeiro chamado a cultivar o espirito missionário em todos os seus membros”.
Por fim disse que “todos estes acontecimentos importantes na vida da nossa Igreja, sem esquecer os do nosso país, como por exemplo, as Eleições Legislativas no dia 18 de novembro próximo, nos chamam a um maior contato com o Senhor, na oração, nos sacramentos, na escuta da sua Palavra”.

Na conclusão da Santa Missa, após a apresentação do Guia do Seminário Maior Interdiocesano "D.Settimio Arturo Ferrazzetta" ANO B, 2018-2019, Pe. Marcos Baliu, Secretário, tomou a palavra para apresentar os novos estudantes. Explicou que o número total dos alunos aumentou sensivelmente este ano, passando de 37 para 56, dizendo “que é a primeira vez que o seminário maior tem tantos alunos”: 18 no ano propedêutico, 14 no ciclo de filosofia e 24 no ciclo de teologia; Diocese de Bafatá 17; Diocese de Bissau 14; Franciscanos 14; PIME 04; Preciosíssimo Sangue 03; Companhia Missionaria do Sagrado Coração de Jesus 01; Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria 02; Irmas de Santa Mariana de Jesus 01;
Entre os novos professores mencione-se os recém-chegados dos estudos: Pe. Avito José Fernandes Araújo (que irá lecionar Sagrada Escritura) e o Pe. Florentino Encanha (que no próximo ano irá lecionar Teologia Espiritual). 


Concluída a celebração eucarística, houve uma palestra com tema: “A nova evangelização ao serviço da fé e do discernimento vocacional”.  O orador foi o Fr. Renato Chiumento, professor de missiologia, o qual explicou que com este tema, a Diocese de Bissau pretende continuar a sua caminhada, iniciada com o Sínodo diocesano de 2015-2018 (sobre a Nova evangelização), mas também estar em comunhão com a Igreja universal, reunida neste momento em Roma para o "Sínodo sobre os jovens". Um sínodo que, na verdade, suscita muitas esperanças em toda a Igreja.

D. Pedro com seminaristas da Diocese de Bafatá


Nenhum comentário:

Postar um comentário