domingo, 23 de dezembro de 2018

VISITA PASTORAL EM EMPADA



Conselho Paroquial
 De sexta-feira a domingo, 19 a 21 de outubro, Dom Pedro visitou a Paróquia Nossa Senhora Consolata, em Empada, para apresentar oficialmente à comunidade paroquial, Pe. Augusto Mutna Tamba, como novo pároco e Pe. Dingana Siga, novo Vigário paroquial. Os dois assumiram as funções dos Pe. Antonio Ambona, que veio para Buba, e Maio da Silva, para os estudos no Brasil.
Na chegada, em Empada, na sexta-feira, Dom Pedro participou da oração do terço, às 18,30. A comunidade rezou pelas missões e deu “boas vindas” ao bispo que agradeceu os Mutna e Dingana pela disponibilidade em assumir este novo empenho. Agradeceu as Irmãs pela constância missionária; falou sobre a importância em se continuar a rezar pelo Sínodo sobre a juventude, pelo Jubileu de Ouro do SCEAM – Simpósio das Conferencias Episcopais de África e Madagascar -, pela boa atuação do Projeto Pastoral da Diocese de Bafatá para os 2018 a 2021.

Comunidade São José Madina de Baixo

Na manhã de sábado, com Pe. Augusto e Irmã Noeli, Dom Pedro esteve em Madina de Baixo para a celebração da Santa Missa do 29º domingo comum B, dia Mundial das Missões. O casal Rui e Inez, e a pequena comunidade ficaram contentes pelas presenças do Bispo, do Padre e da Irmã. Dom Pedro falou da sua alegria por poder apresentar o novo pároco e seu vigário paroquial à Paroquia.
Na tarde de sábado, Dom Pedro encontrou-se com o Conselho Paroquial. Pe. Augusto fez uma apresentação do Conselho a partir dos Estatutos do Conselho Paroquial. Dom Pedro felicitou a comunidade pelo salão polivalente no terreno da paróquia. Falou da questão da eventual construção da Igreja em Empada. Sublinhou que se a comunidade encontrar quem a financie, muito bem. Se tiver que passar através da cúria, então ver-se- á a necessidade da construção de outras igrejas que talvez sejam mais urgentes que Empada. Foi falado também da necessidade de um carro para os padres poderem exercer com mais tranquilidade e com mais rendimento suas atividades pastorais; falou-se também da necessidade da reestruturação da casa paroquial com o aumento de quartos e dois escritórios. Foi falado também de algumas programações pastorais da paroquia.

Na manhã de domingo, 29º domingo comum B, na Salão Polivalente da comunidade, foi celebrada a Santa Missa, no dia Mundial das Missões. O Diácono Luis Paulo leu as nomeações Pe. Augusto e Pe. Dingana para pároco e vigário paroquial datadas de 16 de julho passado. Assim, eles foram apresentados de maneria oficial à comunidade. Dom Pedro agradeceu-lhes pela “disponibilidade e obediência”; pediu que haja uma “boa colaboração entre eles, irmãs e comunidade e que o espirito missionário seja renovado todos os dias”. Aos Pe. Augusto e Pe. Dingana, Dom Pedro sugeriu uma capela na casa.
Pe. Augusto falou da importância da colaboração entre padres, irmãs e toda a comunidade. À tarde, depois do almoço comunitário, Dom Pedro voltou para Bafatá, agradecido ao Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário